Blog

Tapa fugas pode estragar o sistema? E as ferramentas digitais?

TAPA FUGAS pode estragar o sistema?
Quem estraga são os Polímeros ou os Solventes (NMP - N-metilpirrolidona e Aromático 200), que alguns produtos possuem em suas fórmulas. 
Eles causam danos de vários tipos nos sistemas de refrigeração e em ferramentas digitais, que são as mais valiosas dos técnicos e prestadores de serviços.
Lamentavelmente a utilização dessas substâncias jamais são informadas, que de cara indicam, possível, má fé por parte dos fabricantes.
Faremos artigo específico e detalhado sobre Solventes em breve.

Como ter certeza se um determinado TAPA FUGAS não faz mal ao sistema?
100% de certeza só com o Certificado ASHRAE* em seu Protocolo 97. 
A Certificação ASHRAE 97 é a garantia que aquele produto foi testado e é estável quimicamente e não fará mal ao sistema de refrigeração, é um certificado válido e com credibilidade incontestável no mundo inteiro.
Se o produto não tiver, NÃO confie. Simples assim.
Produtos com Polímeros ou Solventes jamais seriam aprovados para Certificação.

Este artigo é um complemento ao relato em fotos e vídeo do profissional Deivi Homem (Instagram: @deivi_homem, Youtube : HVAC Tools e Grupo de Refrigeração no Facebook: HVAC Tools), técnico que é uma referência de seriedade e conhecimento no mais alto nível no Brasil e para a K11.

 

Quando entramos em contato com Deivi não foi para reclamar com ele, mas para aproveitar a oportunidade e darmos mais detalhes e foco nesse assunto que é grave.

Deivi mostrou um manifold digital Fieldpiece que foi contaminado por um TAPA FUGAS.

Deivi explicou que isso se deu pela presença de Polímeros num selante que foi usado. O dono do manifold não sabe qual TAPA FUGAS, só ficou com o prejuízo, certeza mesmo é que o cliente “trocou o técnico que fez o servicinho” usando o “danado cristalizador”.

A informação do Deivi está correta, Polímeros dentro do sistema contaminam o óleo, reagem com o fluido, e também com moléculas de umidade, se cristalizam e com o passar do tempo vão estragando tudo, principalmente as partes mais sensíveis e nobres como sensores, válvulas e compressores, mas também filtros e capilares.

E, quando o dono do sistema souber, também irá liquidar com a imagem do técnico que recomendou e usou o “danado cristalizador”.

Muitos de vocês já viram filtros secadores e capilares entupidos, válvulas estragadas e compressores queimados com o mesmo tipo de resquícios destas fotos do manifold.

Quando entramos em contato com Deivi não foi para reclamar com ele, mas para aproveitar a oportunidade e darmos mais detalhes e foco nesse assunto que é grave.

Produtos ruins estragam os sistemas e ferramentas digitais, e queimam reputações dos técnicos.
Deivi, muito obrigado pelo teu esclarecimento e alerta ao mercado como um todo, aos profissionais e gestores de sistemas, que são clientes de todos nós, fabricantes, distribuidores e prestadores de serviços.

Aprendemos com nossos avós e na vida, o barato sai caro!
É só perguntar ao dono desse manifold Fieldpiece e do equipamento.

 

ALERTAS FINAIS:

1) Se for realizar manutenção num sistema que você não sabe o histórico, “não use” suas ferramentas digitais antes de fazer uma análise e saber se o “danado cristalizador” está lá dentro. Faça um bom diagnóstico antes;

2) Se num sistema houver o “danado cristalizador”, troque o óleo e limpe o sistema da forma mais rigorosa possível, e “não use” tuas ferramentas digitais antes da limpeza interna.

NOTA *ASHRAE ( https://www.ashrae.org/ ) é a entidade que regula a atividade da refrigeração no mundo.
É composto pela participação e colaboração das áreas técnicas da maioria absoluta das empresas que todos nós conhecemos. De diversos setores, desde fabricantes de compressores, válvulas, peças em geral, passando pelos produtores de fluidos e lubrificantes, e envolvendo também os fabricantes de equipamentos e sistemas.

São “os concorrentes mundiais” que participam em diferentes comitês técnicos para estabelecer os protocolos, normas, padrões, certificações e procedimentos que assegurem o “menor”, isso mesmo o “menor nível técnico aceitável” para as atividades da refrigeração. 
Isso garante transparência e segurança para as empresas, profissionais, usuários e principalmente para os clientes.
A ASHRAE e suas CERTIFICAÇÕES têm abrangência e reconhecimento mundial incontestável.

 

VEJA TAMBÉM:

Quanto mede um microvazamento? Quando é correto usar tapa fugas?

Video sobre TAPA FUGAS K11 por Rogério da CACIQUE REFRIGERAÇÂO - Instagram

Vazamentos em Sistemas de Refrigeração Comerciais: Principais pontos de fuga e Como Resolver - BLOG K11

CONTRASTE FLUORESCENTE SPECTROLINE é Certificado para uso em áreas de processamento de alimentos! - BLOG K11

Quem é a Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado (ASHRAE)? - BLOG K11

K11 Nylog: Conheça o Selante para Flanges e Borracha de Vedação e Rosca - BLOG K11