Blog

Ambientalistas pressionam Walmart a reduzir emissões de gás refrigerante

Organizações ambientalistas como a Green America e a Agência de Investigação Ambiental (EIA, na sigla em inglês) pediram para que o Walmart adote rapidamente fluidos refrigerantes de baixo potencial de aquecimento global (GWP).

As ONGs estão reagindo à mais recente estratégia do maior supermercadista do mundo para enfrentar a crise climática, que inclui a transição para “refrigerantes de baixo impacto” ambiental para aplicações de climatização e refrigeração em suas lojas, clubes e centros de dados e distribuição até 2040.

A EIA afirma que o Walmart está décadas atrás de seus principais concorrentes, incluindo Aldi, Target e Whole Foods, que já começaram a fazer essa mudança.

A ONG também critica o Walmart por não especificar em seu plano recém-divulgado medidas para solucionar os vazamentos atuais de hidrofluorcarbonos (HFCs) em suas lojas.

Recentemente, os grupos de defesa do meio ambiente entregaram abaixo-assinados de mais de 100 mil consumidores pedindo ao Walmart para reduzir as emissões de fluidos refrigerantes usados nos sistemas de refrigeração e ar condicionado ​​em suas 11,5 mil lojas em todo o mundo.

“Depois do aumento dessa pressão do consumidor e do movimento regulatório, o Walmart finalmente anunciou sua nova intenção de lidar com a questão dos refrigerantes, mas não especificou quais substâncias usará e não incluiu metas públicas de redução de vazamentos”, disse Beth Porter, diretora de campanhas climáticas da Green America.

“É chocante que, apesar de vários supermercados já adotarem sistemas sem HFCs em toda a América, o Walmart esteja retrocedendo em seu compromisso anterior de utilizar refrigerantes de ‘GWP ultrabaixo’, após anos sem implementar essa meta voluntária [assumida antes do novo plano]”, declarou Avipsa Mahapatra, líder de campanha climática da EIA.

“Sem quaisquer metas mensuráveis ​​de curto prazo para fazer a transição para equipamentos sem HFCs ou qualquer estratégia para lidar com vazamentos e descarte desses refrigerantes, o anúncio feito recentemente é totalmente inadequado”, acrescentou.

Fonte: https://blogdofrio.com.br/ambientalistas-pressionam-walmart-a-reduzir-emissoes-de-gas-refrigerante/?fbclid=IwAR2DRmhJnknrS2YQVd8sepi53l8RqsiJhhH6LOdo8YUOQXiSBrU3XTEpPIg