Blog

III Expoqualindoor Rio de Janeiro foi um sucesso!!! Palestras estão disponibilizadas para download

No dia 7 de Novembro, o Departamento Nacional de Qualidade do Ar de Interiores da ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar – Condicionado, Ventilação e Aquecimento realizou  a 3ª edição da ExpoQualindoor, no Rio de Janeiro. O evento teve como foco expor e discutir as tendências em relação a qualidade do Ar em ambientes internos, e o objetivo foi apresentar perspectivas sobre o tema, tratamento de águas para sistemas de AVAC, eficiência energética, tendências profissionais e tecnológicas para o setor. Além disso, houve apresentação de aspectos e impactos da nova Lei da Manutenção de sistemas de ar condicionado – Lei 13.589/18 referente ao PMOC – Plano de Operação, Manutenção e Controle que obriga todos os edifícios de uso público ou coletivo devem seguir suas determinações. Lei que determina a eliminação ou minimização de potenciais riscos a saúde, assunto que está diretamente ligado ás boas práticas em relação a qualidade do ar.

Os participantes puderam interagir com alguns patrocinadores do evento, que estavam expondo seus produtos e serviços no mesmo espaço. Participaram do evento gestores da área de saúde, administradores de empresas, projetistas, profissionais da área de instalação, manutenção e operação de sistemas de ar condicionado, gerentes e supervisores prediais da área de facilities, médicos, engenheiros, técnicos de segurança do trabalho, biólogos, químicos, bioquímicos, profissionais ligados a área ambiental e da saúde, e profissionais da Vigilância Sanitária.

Na programação do 3º ExpoQualindoor, profissionais da ABRAVA e do Qualindoor estiveram á frente das palestras realizadas, além de uma palestra oferecida pela VISA – Vigilância Sanitária do Rio de Janeiro que abordou os aspectos de fiscalização.

O evento ocorreu no CEO Office, Barra da Tijuca RJ. Contanto com o apoio institucional do CEO Office , ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissionais, Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, Brasindoor – Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Controle de Qualidade do Ar de Interiores, ACRJ – Associação Commercial Rio de Janeiro, Clube de Engenharia Brasil, GBC – Green Building Council Brasil. Sindratar – SP Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo, Sindratar RJ – Sindicato das Indústrias de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado do Rio de Janeiro e Smacna – Sheet Metal and Air Conditioning Contractors National Association.