Blog

Evento em São Paulo debate presença feminina no setor HVAC-R

Pela primeira vez na América Latina, o segmento HVAC-R nacional terá um evento focado na atuação feminina. O “Agora é que são elas ” é promovido pelo Sindratar-SP (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar no Estado de São Paulo) e pelo ASHRAE Brasil Chapter  (Sociedade Norte Americana) voltada ao setor.

Nesse evento o foco é debater a presença feminina no mercado de trabalho e qualificação profissional no setor HVAC-R. Nossa sociedade ainda tem dificuldades de aceitar a presença de mulheres em certos setores produtivos. Segundo um relatório do Banco Mundial, a falta de autonomia feminina é um dos maiores entraves para o crescimento econômico da América Latina.

Com o intuito de quebrar esse paradigma e promover a mulher no mercado serão homenageadas 15 grandes nomes do setor.

“O evento quebrará a máxima de que nosso setor sempre foi e é predominantemente frequentado por homens. Esta máxima não prevalece mais e a participação de homens e mulheres é extremamente importante para que se tenha resultados extraordinários nos progressos econômico e tecnológico do HVAC-R. Todos estamos muito empolgados em poder proporcionar esse evento em nossa sociedade. Estou certo de que será fascinante ver e ouvir as experiências vividas por elas”. Trecho da entrevista, para a revista do Frio dita pelo Carlos Trombini, presidente do SINDRATAR – SP que completou dizendo que o evento estava em planos do Sindicato a bastante tempo, logo após a visita de Carmosinda Santos, profissional técnica do setor, foi quando a ideia amadureceu.

Já o presidente do ASHRAE Brasil Chapter, Bruno Martinez acredita que este evento é um marco importante para a comunidade HVAC-R e reflete um pedido da sociedade em geral: A valorização e a inclusão das mulheres em setores do trabalho historicamente masculinos.

A ASHRAE, como sociedade mundial , vem fazendo seu papel. Em junho de 2018 foi aprovado o Women in ASHRAE um comitê oficial para todos os Chapters do mundo. Esse é um importante passo e ocorre no momento de destaque das mulheres no setor e com a Sheila Hayter como presidente de toda a sociedade.

Portanto, o evento é uma excelente oportunidade de celebrar as mulheres do HVAC-R, que por anos trabalham para desenvolver esse mercado. Esperamos que novas profissionais do setor se inspirem com as histórias dessas trajetórias brilhantes e se envolvam mais. O mercado de HVAC-R precisa de vocês. Trecho da entrevista, para a revista do Frio, dita pelo Bruno Martinez.

Com todas as dificuldades e preconceitos enfrentados na sociedade, é excelente ver entidades tão importantes se posicionando e oferecendo o debate. Por isso incentivamos a presença de todos nesse grande e importante evento.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas através deste link