Blog

Escorpiões tem assustado muitos brasileiros. E agente de saúde usam luz de Ultravioletaa

Na escuridão não dá pra ver nada, mas é só apontar a lanterna Ultravioleta que o escorpião aparece, eles ficam com um brilho fluorescente porque o corpo dele é sensível a esse tipo de iluminação. E é desse jeito que os agentes de saúde estão caçando os bichos.

Com luvas, botas, pinças e lanternas os agentes e alunos de biologia procura os animais nas casas e também em locais públicos. A caçada aos escorpiões e sempre a noite porque o bicho tem hábitos noturnos, quando escurece ele sai do abrigo a procura de alimento, por isso as equipes dão preferência a lugares onde tem muito entulho, folha secas, esconderijos que o escorpião adora.

“Os acidentes envolvendo os escorpiões se tornaram um importante problema de saúde pública, nós estamos fazendo as visitas nas residências e capitulando todos os animais, todos os escorpiões que estamos encontrando para encontrar o índice de infestação.” Disse Abner Alves – Gerente da Vigilância Ambiental.

O escorpião amarelo, é um dos mais perigosos, o veneno dele atinge o sistema nervoso, provoca alterações respiratórias e acúmulo de líquido dos pulmões.

A melhor maneira de evitar aproximação do escorpião é caprichar na limpeza, usando telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas. Afastar camas e berços das paredes e vistorie as roupas e calçados antes de usá-los. Mantenha jardins e quintais livres de entulhos e folhas secas.
Mantenha todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que são alimentos para os escorpiões.
Para evitar que escorpiões subam na cama, coloque vasilhas de plástico com óleo ou detergente nos quatro pés. Se eles tentarem subir, vão escorregar nos potes e não conseguirão sair.

Não use pesticidas. Além de não terem eficácia comprovada, podem fazer com que os escorpiões deixem seus esconderijos.
Se for picado, vá imediatamente ao hospital de referência mais próximo. Se possível, levar o animal ou uma foto para identificação da espécie.
Limpar o local da picada com água e sabão pode ser uma medida auxiliar, desde que não atrase a ida ao serviço de saúde.